top of page
DISTÚRBIO MICCIONAL DIURNO
O que é distúrbio miccional diurno?
Crianças que já tiveram o controle miccional (retirada da fralda) e apresentam alguma alteração do hábito miccional durante o dia.
Tipos de distúrbio miccional
Frequência urinária - O mais comum é a criança que urina com uma frequência muito alta (a cada 10 a 30 minutos) . Esta condição pode estar associada com urgência miccional ("correr para fazer xixi"). Algumas, apresentam escapes de urina na roupa, pois não conseguem prender o xixi (urge-incontinência urinária). Durante a noite não apresentam problemas miccionais.
Micção infrequente ou "bexiga preguiçosa" (lazy bladder syndrome) - criança que urina poucas vezes durante o dia, ficando longos intervalos sem urinar. Algumas acordam e levam muito tempo para ir fazer xixi.
Síndrome das eliminações - criança que apresenta constipação intestinal ("prisão de ventre") associada a distúrbio miccional. Apresentam maior predisposição a apresentar infecção urinária.
Qual a causa dos distúrbios miccionais?
É multifatorial. Não existe apenas uma causa isolada que desencadeia os distúrbios miccionais, não se tratando de um problema neurológico.
A hiperatividade da bexiga geralmente é responsável pela frequência urinária aumentada. E consiste numa contração da bexiga de forma anárquica e involuntária. A bexiga é muito sensível à presença de urina no seu interior.
Devemos ressaltar que não existe um defeito anatômico da bexiga, apenas uma alteração funcional.
O fator emocional contribui com agravante, mas não como causa primária.
Tratamento
O passo mais importante no sucesso do tratamento distúrbio miccional é o diagnóstico correto pelo Urologista Pediátrico do tipo de distúbio miccional que a criança. Com esse objetivo torna-se fundamental uma história detalhada dos hábitos miccionais, intestinal e dieta; o exame físico cuidadoso da criança; e o registro do diário miccional pelos pais.
Algumas medidas que são utilizadas no controle incluem:
-
Reprogramação da ingestão de líquidos
-
Programa de micção seriada
-
Dieta (quando necessária)
-
Tratar a constipação intestinal (se a criança apresentar)
-
Medicamentos
-
Tratamento de outras condições associadas quando presentes (fimose e hipertrofia de prepúcio), pois elas podem contribuir para o distúrbio miccional.
bottom of page