Consultório Largo do Machado:
Largo do Machado, 54/1106
(Flex Center)
Central de agendamento
Consultório da Barra da Tijuca:
Av. Jorge Curi, 550 / sala 327
(Centro Médico do Americas Medical City)
Tel.: 3444-5927 ou Central de agendamento
Consultório de Ipanema:
Rua Visconde de Pirajá, 430/806
Tel.: 3205-7035 e 96424-5090 ou
Central de agendamento

© Copyright 2015 por Domingos Bica - Urologia Pediátrica

DISTÚRBIO MICCIONAL DIURNO
O que é distúrbio miccional diurno?

 

Crianças que já tiveram o controle miccional (retirada da fralda) e apresentam alguma alteração do hábito miccional durante o dia.
 
 
Tipos de distúrbio miccional

 

 
Frequência urinária - O mais comum é a criança que urina com uma frequência muito alta (a cada 10 a 30 minutos) .  Esta condição pode estar associada com urgência miccional ("correr para fazer xixi"). Algumas, apresentam escapes de urina na roupa, pois não conseguem prender o xixi (urge-incontinência urinária). Durante a noite não apresentam problemas miccionais. 
 
Micção infrequente ou "bexiga preguiçosa" (lazy bladder syndrome) - criança que  urina poucas vezes durante o dia, ficando longos intervalos sem urinar. Algumas acordam e levam muito tempo para ir fazer xixi.
 
Síndrome das eliminações - criança que apresenta constipação intestinal ("prisão de ventre") associada a distúrbio miccional.  Apresentam maior predisposição a apresentar infecção urinária. 
Qual a causa dos distúrbios miccionais?

 

É multifatorial. Não existe apenas uma causa isolada que desencadeia os distúrbios miccionais, não se tratando de um problema neurológico. 
A hiperatividade da bexiga geralmente é responsável pela frequência urinária aumentada. E consiste numa contração da bexiga de forma anárquica e involuntária.  A bexiga é muito sensível à presença de urina no seu interior.
Devemos ressaltar que não existe um defeito anatômico da bexiga, apenas uma alteração funcional.
O fator emocional contribui com agravante, mas não como causa primária.
Tratamento

 

O passo mais importante no sucesso do tratamento distúrbio miccional é o diagnóstico correto pelo Urologista Pediátrico do tipo de distúbio miccional que a criança. Com esse objetivo torna-se fundamental uma história detalhada dos hábitos miccionais, intestinal e dieta; o exame físico cuidadoso da criança; e o registro do diário miccional pelos pais. 
 
Algumas medidas que são utilizadas no controle incluem: 
  • Reprogramação da ingestão de líquidos
  • Programa de micção seriada
  • Dieta (quando necessária)
  • Tratar a constipação intestinal (se a criança apresentar)
  • Medicamentos
  • Tratamento de outras condições associadas quando presentes (fimose e hipertrofia de prepúcio), pois elas podem contribuir para o distúrbio miccional.