HIPOSPÁDIA
O que é hipospádia?

 

É um defeito congênito caracterizado por três aspectos fundamentais:
 
1. posicionamento anormal do meato uretral (abertura de saída da urina), o qual pode ocorrer da base da glande até no períneo, próximo ao ânus. Poderá causar desvio do jato urinário para baixo.
 
2. malformação do prepúcio (pele que recobre a glande) geralmente forma um "capuz" na parte de trás da glande.
 
3. curvatura do pênis em direção à bolsa escrotal, a qual pode ser observada durante a ereção. Esta deformidade geralmente é leve, entretanto, uma curvatura acentuada poderá, no futuro, dificultar a relação sexual.
Qual a causa da hipospádia?

 

É desconhecida. A hipospádia resulta de uma falha do desenvolvimento normal da uretra, da glande e do prepúcio durante aquela gestação.  Raramente a hipospádia ocorre em outro filho de uma mesma família (exceção para gêmeos univitelinos). 
Qual a melhor idade para fazer a cirurgia da hipospádia?

 

Aos 6 meses de vida é a melhor idade, porque:
 
1. os cuidados de pós-operatório são mais fáceis para os pais e menos sofridos para o bebê (curativos, cuidados com sondas, posição para dormir, repouso, etc.). Este é um fator decisivo para um sucesso da cirurgia.
 
2. nesta idade, o risco cirúrgico-anestésico é semelhante ao das crianças maiores.
 
3. as condições do tecido genital do bebê são mais favoráveis para a cirurgia.
 
4. menor agressão psicológica da cirurgia na região genital quando comparada com aquelas realizadas em meninos com mais idade.
Quem devo procurar para tratar o meu filho?

 

Nos EUA e Europa apenas Urologistas Pediátricos fazem este tipo de cirurgia, por terem realizado treinamento específico e por reunirem maior experiência com as diversas técnicas cirúrgicas empregadas na correção das hipospádias.
Quantas cirurgias meu filho deverá fazer para corrigir a hipospádia?

 

A hipospádia é corrigida sempre que possível em uma única operação. No entanto, casos muito severos (orifício da uretra terminando no saquinho ou na região do períneo) poderão ser necessárias duas ou mais intervenções. O tempo de internação hospitalar é geralmente de um dia.
 
O que contribui para um maior sucesso da cirurgia de hipospádia?

 

Depende basicamente de quatro fatores, que costumo chamar de regra dos quatro "Ps":
 
1. Paciente - o grau de severidade da malformação que o menino apresenta. Existem pacientes com hipospádias menos complexas com a uretra próximo a glande e aqueles com a uretra terminando ao nível da bolsa escrotal ou no períneo.
 
2. Profissional - a experiência do Urologista Pediátrico com inúmeras técnicas para correção da hipospádia, tempo que atua na especialidade, números de pacientes operados por ano (no mínimo 120 pacientes, o que equivale a dizer que faz pelo menos duas cirurgias por semana).
 
3. "Place" - (local) - emprego de instrumental cirúrgico extremamente delicados, fios de suturas especiais e muito finos, uso de lupa para amplificação óptica, bisturi elétrico especial, entre tantos outros detalhes. Portanto, é de fundamental importância a escolha correta pelo cirurgião do hospital onde irá ser feita a cirurgia do seu filho.
 
4. Pós-operatório - o adequado cuidado de pós-operatório pelos pais e o médico assistente, daí a importância de operarmos estes meninos o mais precocemente possível (6 meses). Portanto, torna-se fundamental uma equipe com anestesistas altamente qualificados e experientes; e, atuar apenas em hospitais que dispõem de infraestrutura capaz de garantir elevada segurança na cirurgia destes bebês.
O que devo esperar como um bom resultado da cirurgia de hipospádia do meu filho?

 

A cirurgia realizada corretamente deverá:
 
1. Retificar o pênis - quando existe uma curvatura do mesmo.
 
2. Construir um novo segmento de uretra de calibre normal
 
3. Reposicionar o meato uretral na ponta da glande, o qual deverá ter o aspecto em fenda.
 
4. A glande deverá ter um aspecto cônico normal e envolver a porção mais distal da uretra refeita.
 
5. Remodelar a malformação do prepúcio.
 
Desta forma, o menino deverá ter um jato urinário direcionado para frente e com bom fluxo. Quando maior poderá urinar na posição de pé. O aspecto cosmético final tende a ser muito bom na maioria dos pacientes, que no futuro terão atividade sexual e fertilidade normais.
Galeria de fotos de cirurgia de hipospádia
icons8-interface-de-usuário-natural-2-48
Consultório Largo do Machado:
Largo do Machado, 54/1106
(Flex Center)
Central de agendamento
Consultório da Barra da Tijuca:
Av. Jorge Curi, 550 / sala 327
(Centro Médico do Americas Medical City)
Tel.: 3444-5927 ou Central de agendamento
Consultório de Ipanema:
Rua Visconde de Pirajá, 430/806
Tel.: 3205-7035 e 96424-5090 ou
Central de agendamento

© Copyright 2015 por Domingos Bica - Urologia Pediátrica