Consultório Largo do Machado:
Largo do Machado, 54/1106
(Flex Center)
Central de agendamento
Consultório da Barra da Tijuca:
Av. Jorge Curi, 550 / sala 327
(Centro Médico do Americas Medical City)
Tel.: 3444-5927 ou Central de agendamento
Consultório de Ipanema:
Rua Visconde de Pirajá, 430/806
Tel.: 3205-7035 e 96424-5090 ou
Central de agendamento

© Copyright 2015 por Domingos Bica - Urologia Pediátrica

ENURESE NOTURNA
O que é enurese?

 

A enurese ocorre quando a criança com mais de cinco anos continua a fazer xixi durante o sono. 
Tipos de enurese noturna

 

A enurese é classificada como:
 
Primária - quando a criança nunca ficou mais de seis meses sem urinar na cama durante o sono, após ter sido desfraldada. Este grupo é subdividido em dois:
a) Crianças que apresentam apenas a perda durante o sono (enurese primária monossintomática);
 
b) Crianças que, além da enurese, também apresentam sintomas miccionais diurnos, como frequência urinária aumentada, urgência para fazer xixi ou escapes de urina durante o dia (enurese primária polissintomática).
 
Secundária - caracterizada pelo grupo de crianças que já tiveram o controle miccional noturno por mais de seis meses, mas voltaram a fazer xixi durante o sono. Geralmente, para estas crianças existe um fator emocional desencadeante (mudança de residência ou de escola, crises familiares, etc.).
Incidência

 

Aproximadamente 10% das crianças com sete anos apresentam enurese noturna. Portanto, é uma condição frequente. Deste grupo de crianças, a cada ano cerca de 15% param de urinar na cama. Entretanto, em 1% a enurese noturna persiste após os 18 anos e não tratada.
Qual a causa da enurese noturna?

 

É multifatorial. Não existe apenas uma causa isolada que desencadeia a enurese, não se tratando de um problema neurológico. Dentre as causas pode destacar:
 
Ciclo alterado do hormônio ADH (antidiurético ou vasopressina) – durante o sono é liberado este hormônio com a finalidade de diminuir a produção de urina. Muitas crianças enuréticas tem este ciclo alterado e acabam produzindo uma maior quantidade de urina durante a noite e menor durante o dia (poliúria do sono).
 
Genética – é muito frequente a história de familiares próximos que foram também enuréticos (pais, irmãos, avós e tios). Alguns genes já foram relacionados a enurese. Quando um dos pais foi enurético cerca de 30% dos filhos o serão também, se ambos os pais houverem sido enuréticos, a chance é dobrada. Os filhos tendem a fazer xixi na cama por mais tempo do que os pais.
 
Alteração no padrão de sono – é frequente nestas crianças alterações do sono (sono profundo, sonambulismo e bruxismo). Elas não acordam quando suas bexigas estão cheias.
 
Alteração funcional da bexiga – alteração da dinâmica de enchimento e esvaziamento da bexiga, sobretudo, nas crianças enuréticas que também apresentam sintomas miccionais diurnos (urgência miccional, frequência aumentada e escapes de urina diurnos). Estas crianças apresentam uma capacidade vesical diminuída.
 
Condições psicológicas e emocionais – influenciam na enurese, sobretudo na forma secundária.
Dr Domingos Bica explica alguns aspectos da causa da enurese noturna na criança
Tratamento da enurese noturna

 

O passo mais importante no sucesso do tratamento da enurese é o diagnóstico correto pelo Urologista Pediátrico do tipo de enurese apresentada pela criança.
 
Algumas medidas que são utilizadas no controle da enurese incluem:
  • Reprogramação da ingestão de líquidos
  • Programa de micção seriada
  • Dieta (quando necessária)
  • Tratar a constipação intestinal (se a criança apresentar)
  • Medicamentos
  • Alarmes
  • Tratamento de outras condições associadas quando presentes (asma, hipertrofia das adenoides e fimose), pois elas podem contribuir para manutenção do estado enurético.
  • Não acordar a criança a noite para urinar. Isso não ajuda e é prejudicial.
  • Não colocar fralda para dormir.
Recordações

 

É extremamente gratificante quando podemos tratar crianças como a Laura, que tanto sofria por fazer xixi durante o sono e vê-la tão feliz com sua autoestima recuperada após termos controlado o seu quadro enurético. 
Calendáro do xixi usado por paciente do Dr Domingos Bia no tratamento da enurese notura

Dr Domingos Bica - referência na cirurgia de hipospádia