FIMOSE

O que é fimose?

A grande maioria dos bebês apresenta a pele do prepúcio aderida à glande. Nos três primeiros anos, o prepúcio irá se descolando gradualmente. Durante esse processo, poderá ser observado um acumulo de uma "massa esbranquiçada" (denominada esmegma) entre o prepúcio e a glande. Isso não deve causar preocupação pois não se trata de infecção ou cisto. A presença do esmegma é normal, a qual corresponde às células que descamaram e ficaram retidas entre as camadas de pele e glande.

Quando o prepúcio se descola, ele poderá ser retraído com exposição da glande. Atenção! Nunca force a retração do prepúcio e nem faça "exercícios". Isso poderá causar dor, sangramento e fissuras no prepúcio que podem levar a formação de uma cicatriz fibrosa e nova aderência. Alguns meninos acabam sendo operados devido a essas tentativas.

A fimose consiste num estreitamento do anel prepucial, que impede ou dificulta sua retração sobre a glande.

Urologia Pediátrica - Dr. Domingos Bica | Referência na correção cirúrgica das hipospádias e demais malformações geniturinárias

Quando procurar tratamento para a fimose?

• quando o menino teve um episódio de Infecção urinária, ainda que bebê.

• Abaulamento do prepúcio durante a micção

• Infecção recorrente do prepúcio (balanite)

• Incapacidade de retração completa do prepúcio aos 3 anos

• Dor local

Como é o tratamento da fimose?

O tratamento depende da severidade da fimose. Nos graus leves, a fimose pode ser tratada com uso tópico de cremes à base de corticoide. Caso o prepúcio permanecer estreito e não retrátil a cirurgia pode ser necessária.

Meninos com infecção urinária e balanite de repetição apresentam sempre recomendação de tratamento cirúrgico.

Como é feita a cirurgia da fimose?

A cirurgia (circuncisão ou postectomia) consiste na remoção do prepúcio estreito para permitir uma exposição adequada da glande.

A técnica irá depender da idade dos pacientes. Nos bebês muito jovens, pode ser feita por um dispositivo plástico chamado "Plastibell", o qual é aplicado no local e servirá como molde para uma cicatrização por isquemia. Este "anel" será expulso em torno de uma semana nesta faixa etária.

Meninos acima dos seis meses, recomendamos a cirurgia com pontos. Nesta técnica cirúrgica, são desenhadas duas incisões circulares (prepúcio mucoso e na pele) que permitirão uma retirada precisa de pele e mucosa. Depois é feita a sutura cutâneo-mucosa com fios absorvíveis. Nós preferimos a sutura interna (subdérmica) que produz um melhor efeito cosmético.

A internação hospitalar  será de algumas horas apenas.

icons8-interface-de-usuário-natural-2-48
Dr. Bica tem uma carreira profissional totalmente dedicada à cirurgia da criança. Inicialmente, trabalhou como cirurgião geral pediátrico (UFRJ) adquirindo amplo conhecimento e experiência na cirurgia digestiva, urinária e torácica infantil. Este diferencial tem sido fundamental para uma abordagem cirúrgica mais segura. Após a sua especialização em Urologia Pediátrica no Children's Hospital of Philadelphia (USA), há mais de 25 anos, Dr. Bica dedica 100% do tempo à prática e à pesquisa científica em Uropediatria. Os resultados dessa atuação focada no tratamento dos problemas genitourinários da criança o tornou uma referencia desta especialidade
* Especialização em Cirurgia Pediátrica no Basler Kinderspital (Suíça)