Consultório Largo do Machado:
Largo do Machado, 54/1106
(Flex Center)
Central de agendamento
Consultório da Barra da Tijuca:
Av. Jorge Curi, 550 / sala 327
(Centro Médico do Americas Medical City)
Tel.: 3444-5927 ou Central de agendamento
Consultório de Ipanema:
Rua Visconde de Pirajá, 430/806
Tel.: 3205-7035 e 96424-5090 ou
Central de agendamento

© Copyright 2015 por Domingos Bica - Urologia Pediátrica

FIMOSE
O que é fimose?

 

A grande maioria dos bebês apresenta ao nascimento a pele do prepúcio aderida à cabeça do pênis (glande). Nos três primeiros anos de vida, o prepúcio irá se descolando gradativamente. Durante esse processo, poderá ser observado um acúmulo de uma "massa esbranquiçada" (denominada esmegma) entre o prepúcio e a glande. Isso não deve causar preocupação pois não se trata de infecção ou cisto. O esmegma é normal e corresponde às células que descamaram e ficaram retidas entre as camadas de pele e glande. 
 
Quando o prepúcio se descola, ele poderá ser retraído com exposição da glande. Atenção! Nunca force a retração do prepúcio e nem faça "exercícios". Isso poderá causar dor, sangramento e fissuras no prepúcio que podem levar a formação de uma cicatriz fibrótica e nova aderência. Alguns meninos acabam sendo operados devido a essas tentativas.
 
A fimose consiste num estreitamento do anel prepucial, que impede ou dificulta sua retração sobre a glande.
Quando procurar tratamento para a fimose?

 

  • Infecção urinária
  • Balonamento do prepúcio durante a micção
  • Infecção recorrente do prepúcio (balanite)
  • Incampacidade de retração completa do prepúcio aos 3 anos
  • Dor no pênis na ereção
Como tratar?

 

O tratamento depende da severidade da fimose. Nos graus leves, a fimose pode ser tratada com uso tópico de cremes à base de corticoides. Se o mesmo falhar e o prepúcio permanecer estreito e não retrátil a cirurgia pode ser necessária.
Meninos com infecção urinária e balanite de repetição apresentam sempre recomendação de tratamento cirúrgico.
Como é feita a cirurgia da fimose?

 

A cirurgia (circuncisão ou postectomia) consiste na remoção do prepúcio estreito para permitir uma exposição adequada da glande.
A técnica irá depender da idade dos pacientes. Nos bebês muito jovens, pode ser feita por um dispositivo plástico chamado "Plastibell", o qual é aplicado no local e servirá como molde para uma cicatrização por isquemia. Este "anel" será expulso em torno de uma semana nesta faixa etária.
Meninos acima dos seis meses, recomendamos a cirurgia com pontos. Nesta técnica cirúrgica, são desenhadas duas incisões circulares (prepúcio mucoso e na pele) que permitirão uma retirada precisa de pele e mucosa. Depois é feita a sutura cutâneo-mucosa com fios absorvíveis. Nós preferimos a sutura interna (subdérmica) que produz um melhor efeito cosmético.
A internação hospitalar  será de algumas horas apenas.
Galeria de fotos de cirurgia de fimose
icons8-interface-de-usuário-natural-2-48