HIDRONEFROSE
Experiência com hidronefrose
Há mais de 25 anos, o Dr. Domingos Bica tem se dedicado ao diagnóstico e tratamento das alterações do trato geniturinário, entre elas a hidronefrose.
Inicialmente, gostaríamos de enfatizar que muitas crianças com hidronefrose não irão precisar de tratamento cirúrgico.
O diagnóstico e acompanhamento correto pelo Uropediatra é fundamental para a preservação da função renal destes pacientes. Entretanto, quando a cirurgia for necessária, estes especialistas conseguem um resultado muito bom na maioria dos pacientes.
O que é hidronefrose?
É a dilatação do sistema coletor renal (área do rim que recebe a urina que foi filtrada pelo rim), a qual corresponde aos cálices e pelve renal. É descrita na ultrassonografia como dilatação pielocalicial. Ela pode variar de grau leve a severo. Os graus mais intensos costumam apresentar comprometimento da função renal. Menos frequentemente pode acometer os dois rins. As crianças que apresentam hidronefrose muito provavelmente já nasceram com esta condição.
Após o emprego mais generalizado da ultrassonografia pré-natal, a hidronefrose passou a representar uma das anormalidades fetais mais comum (1 em cada 100 gestações).
Quais são os sintomas da hidronefrose?
A maioria das crianças com hidronefrose não apresentam sintomas.
Os graus mais leves de hidronefrose se não forem diagnosticados na ultrassonografia pré-natal poderão regredir e nunca serem diagnosticados.
Nos casos de hidronefrose mais severa poderá ocorrer: dor lombar (nos rins), hematúria (sangue na urina), infecção urinária, entre outras manifestações clínicas.
Quais são causas da hidronefrose na criança?
São várias as causas de hidronefrose na infância. Dentre as causas podemos destacar:
-
Obstrução da junção JUP (obstrução do local onde o ureter se conecta ao rim) – a obstrução ocorre na junção ureteropiélica, portanto dita alta. Corresponde a cerca de 2/3 das hidronefroses diagnosticas no US pré-natal.
-
Obstrução da JUV (obstrução no local onde o ureter encontra a bexiga) – na obstrução da junção uretero vesical haverá também dilatação do ureter. Também chamada de megaureter.
-
Refluxo vesico ureteral – é a situação na qual existe uma incompetência do mecanismo valvular entre o ureter e a bexiga fazendo com que a urina retorne da bexiga para o rim. Pode ser bilateral. Corresponde a cerca de 1/4 das hidronefroses pré-natais.
-
Imaturidade da junção pielo ureteral – não é uma obstrução anatômica da junção pielo ureteral. A hidronefrose é de menor grau e que na maioria irão resolver espontaneamente com o decorrer do tempo.
-
Outras causas – rim multicístico displásico, displasia renal, ureterocele, ectopia ureteral, válvula de uretra posterior no menino, bexiga neurogênica.
Exames necessários para o diagnóstico da hidronefrose
-
Ultrassonografia do trato urinário - exame que permite avaliar todo o trato urinário dos rins à bexiga. Permitirá definir o grau da hidronefrose e apontar para uma causa da mesma. Exame não invasivo. É médico dependente, ou seja, apenas Radiologistas Pediátricos têm condições de fazer um exame adequado.
-
Uretrocistografia miccional - exame realizado através da introdução de uma sonda através da uretra até a bexiga da criança. Uma solução de contraste radiológico é introduzida lentamente na bexiga. O Radiologista acompanha este enchimento e o esvaziamento da bexiga através de um aparelho chamado Fluoroscópio. Este exame permitirá avaliar se a criança tem refluxo vesico ureteral, alterações na bexiga ou na uretra.
-
Cintilografia renal - exame realizado através de uma solução de radio farmaco que é injetada na veia da criança. Esta substância tornará possível um mapeamento dos rins. Este exame será realizado para determinar como cada rim está funcionando e o grau de obstrução do trato urinário.
Tratamento da hidronefrose na criança
O Urologista Pediátrico após colher uma história clínica detalhada, avaliar os exames acima mencionados poderá: definir o diagnóstico, e planejar junto com os pais, qual o tratamento específico e individualizado para aquela criança. A título de exemplo, a pieloplastia constitui o tratamento dos pacientes com obstrução da JUP que demandam correção cirúrgica.