VARICOCELE NO ADOLESCENTE
O que é varicocele?

 

A dilatação das veias que trazem o sangue dos testículos (plexo pampiniforme e veias espermáticas internas) é chamada de varicocele (varizes escrotais).
Qual a frequência da varicocele nos adolescentes?

 

A varicocele é relativamente comum. Cerca de 15% dos adolescentes apresentam varicocele. A grande maioria do lado esquerdo (90% dos pacientes). Pode acometer os dois lados. É muito raro que a varicocele acometa apenas o lado direito, estes casos devem ser melhor estudados. 
Porque a varicocele tende a aparecer na puberdade?

 

Geralmente, a varicocele surge na puberdade, porque nesta fase os testículos aumentam rapidamente de volume pela ação hormonal o que desencadeia um maior fluxo de sangue nos testículos. 
Qual a causa da varicocele no adolescente?

 

A causa de varicocele é desconhecida. Algumas especulações para o fato da imensa maioria ocorrer do lado esquerdo (cerca de 90% dos pacientes) seriam:
  • alteração no ângulo de inserção da veia testicular esquerda na veia renal esquerda.
  • maior pressão hidrostática no sistema venoso testicular esquerdo.
  • ausência de válvulas venosas
  • pinçamento arto-mesentérico da veia espermática esquerda
  • circulação colateral.
Qual o problema a varicocele pode acarretar?

 

A varicocele no adulto está associada a uma alteração do sêmen e infertilidade. Constitui a causa mais comum de infertilidade masculina corrigível cirurgicamente. Entretanto, atualmente não existem parâmetros para predizer com segurança quais adolescentes com varicocele que irão desenvolver infertilidade quando adultos.
Quais são os sintomas da varicocele?

 

A maioria dos adolescentes não apresentam sintomas, nem mesmo sabem que a possui. A varicocele geralmente é detectada pelo médico durante o exame testicular. 
A queixa mais frequente é o aumento do volume da bolsa escrotal, que se assemelha a uma "bolsa de verme" quando o paciente fica de pé. 
Alguns adolescentes referem desconforto ou peso no escroto após exercícios ou longo períodos na posição ortostática (em pé).
Como é feito o diagnóstico de varicocele?

 

O diagnóstico é feito através do exame físico minucioso pelo médico. Entretanto, pedimos uma ultrassonografia testicular com estudo com Doppler colorido do cordão espermático. Este exame não é invasivo e permite: documentar o refluxo de sangue pelas veias dilatadas do testículo, comparar os volumes testiculares, avaliar a morfologia dos testículos e se existe hidrocele associada.
Quais são os graus da varicocele?

 

A varicocele é classificada em três graus, os quais correspondem:
 
  • Grau I - quando a varicocele somente pode ser palpada pelo médico examinador quando o paciente faz uma manobra chamada de Valsalva, a qual consiste em produzir um aumento da pressão intra-abdominal (soprar, tosse, etc.).
 
  • Grau II - a varicocele pode ser palpada sem qualquer manobra.
 
  • Grau III - varicocele que é visível aos olhos do examinador. 
Porque pode ocorrer diminuição do volume do testículo com varicocele num adolescente?

 

A diminuição do volume do testículo com varicocele é atribuída aos seguintes fatores:
  • Aumento da temperatura escrotal
  • Refluxo de metabólitos oriundos da glândula supra renal
  • Distúrbio hormonal do testículo
Qual o tratamento da varicocele no adolescente?

 

O tratamento cirúrgico estará indicado quando o testículo com varicocele for grau III e apresentar diminuição do volume comprovado por ultrassonografia (< 20% que o volume do testículo contralateral normal).
Excepcionalmente, alguns adolescentes acabam requerendo cirurgia devido desconforto mais intenso e constante no testículo acometido.
Outros adolescentes demandam o tratamento cirúrgico por se sentirem incomodados com o volume excessivo das varizes escrotais nos casos muito intensos.
Todos os demais pacientes não operados devem ser monitorados com avaliação clínica semestral pelo Urologista Pediátrico.
Ao atingir os 18 anos, o adolescente não operado é oferecido a opção da análise do sêmen. Se a contagem for baixa em exames repetidos, a cirurgia pode estar indicada.
Consultório Largo do Machado:
Largo do Machado, 54/1106
(Flex Center)
Central de agendamento
Consultório da Barra da Tijuca:
Av. Jorge Curi, 550 / sala 327
(Centro Médico do Americas Medical City)
Tel.: 3444-5927 ou Central de agendamento
Consultório de Ipanema:
Rua Visconde de Pirajá, 430/806
Tel.: 3205-7035 e 96424-5090 ou
Central de agendamento

© Copyright 2015 por Domingos Bica - Urologia Pediátrica